Passado é precioso celeiro. Olhe contemple, aprenda e siga em frente!
Constantemente convido os pacientes a visitarem novamente momentos passados, situações específicas que causaram feridas, mas também boas lembranças que são excelentes recursos terapêuticos.
No entanto é comum pessoas se fixarem mais naquilo que foi negativo e relatam que se pudessem apagariam as experiências doloridas.
Chamamos de trauma os pensamentos, emoções e sensações físicas negativas quando ligadas a uma situação específica do passado que ainda causam sofrimento. Podem ser traumas simples ou de maior complexidade.
Mesmo quando devidamente tratados não há como apagá-los como é o desejo de alguns. Não seria saudável que simplesmente esquecêssemos acontecimentos difíceis, porque precisamos aprender com eles.
O passado é um grande celeiro. Ele guarda exatamente tudo e nos aponta o futuro na medida em que nos convida a agirmos no agora com toda consciência e responsabilidade pois o dia de hoje também será guardado lá.
Sem olharmos e honrarmos o nosso passado, a nossa história e as tradições somos apenas um barquinho a deriva.
Com o tempo nesse celeiro acumula-se experiências que nos capacita a enfrentarmos os novos e futuros desafios.
Acredite, sua história carrega tesouros incalculáveis. Olhe, revisite, transcenda as feridas e perceba a força que você adquiriu ao longo da vida a partir de cada convocação que a própria vida lhe fez!
A vida é muito generosa conosco. Poucos conseguem enxergar isso.
E você, onde tem posto seu olhar? Onde você tem fixado seu coração?
Quem se agarra e se apega às suas dores não poderá jamais superá-las.
Quem abraça e aceita sua história com gratidão se eleva, auto-transcende , supera!
Em qual dos lados você decide estar? 🤔
Comente Aqui.